SUS lança curso online grátis controle de vetores

O Sistema Único de Saúde (SUS) está com o curso online grátis “Vigilância e Controle de Vetores Importantes em Saúde Pública” em aberto em sua plataforma. O objetivo da oportunidade de aprendizado é aprimorar conhecimentos das equipes técnicas de controle vetores. Confira!

“O Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) foi criado em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da atuação conjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Sistema UNA-SUS conta com uma rede colaborativa formada atualmente por 34 instituições de ensino superior que oferecem cursos a distância gratuitamente.

A UNA-SUS possui mais de 2 milhões de matrículas, e um total de mais de 250 cursos ofertados em todo território nacional. Hoje, as ofertas educacionais cobrem cerca de 98% dos municípios brasileiros, sendo que aproximadamente 50% dos profissionais capacitados são oriundos da Atenção Básica.

Os cursos ofertados pela UNA-SUS não são escolhidos a esmo. As ofertas sempre acompanham as necessidades da população e trazem as especificidades de cada público, além de buscar soluções para os problemas de saúde pública. A gama de ofertas inclui cursos abertos online, de extensão, aperfeiçoamento, especialização (voltadas aos programas de provimento) e mestrados profissionais, que abordam os mais diversos temas na área da saúde, desde assuntos específicos como diagnóstico e tratamento de doenças, até temáticas mais abrangentes como políticas públicas em saúde.

Além da Rede UNA-SUS, o Sistema é composto pelo Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES), repositório digital público da UNA-SUS, no qual são disponibilizados materiais, tecnologias e experiências educacionais de livre acesso pela internet.  Considerado hoje o maior acervo digital em saúde da América Latina, o ARES reúne milhares de recursos educacionais que versam sobre temáticas diferenciadas de livre acesso e reutilização, produzidos pelas instituições de ensino que compõem a Rede UNA-SUS.

Outro componente do Sistema é a Plataforma Arouca, um banco de dados nacional do SUS, sob responsabilidade da Secretaria Executiva da UNA-SUS/Fiocruz, que concentra todos os dados dos cursos e suas ofertas. A ferramenta contém ainda o registro histórico dos profissionais de saúde do SUS e seus certificados educacionais. Por meio dessa ferramenta o usuário poderá visualizar os cursos ofertados, filtrados conforme a profissão, o interesse e/ou região”, afirma o SUS.

Curso online grátis “Controle de Vetores”

Confira abaixo os assuntos abordados no curso:

  • Capacitação aborda noções de vigilância entomológica e métodos de controle vetorial
  • Biologia de insetos vetores
  • Classificação e formulação dos diversos grupos de inseticidas e resistência de insetos vetores aos produtos utilizados
  • Tecnologias de aplicação de inseticidas e o trabalhando com inseticidas: procedimentos de segurança, manejo e logística

Para dinamizar o conhecimento, o curso utiliza diversos recursos, como textos, ilustrações, ícones, vídeos animados e mapa conceitual.

Público-alvo

Profissionais formados em ciências biológicas, engenharia, medicina veterinária e zootecnia, do quadro das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde que atuam nas áreas de gestão e execução das atividades de prevenção e controle vetorial. Entretanto, dada a relevância da matéria, o conteúdo pode interessar a outros profissionais de saúde que poderão, também, acessar o módulo.

Carga horária

A oportunidade de aprendizado tem carga horária de 45 horas.

Inscrições

Os interessados em obter mais informações e se inscrever no curso online grátis devem acessar o site da UNA-SUS Cursos e se cadastrar até o dia 7 de julho de 2020. Ao se inscrever, o participante já pode acessar o curso, que fica disponível até o dia 31 de julho de 2020.

Receba notificações de novos conteúdos no seu e-mail.