Concurso público Degase prevê edital para diversos cargos no RJ

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) está com edital de concurso público previsto no Rio de Janeiro. O certame visa preencher vagas de Agente Socioeducativo e outros cargos. Continue lendo e saiba mais!

“O Novo Degase – Departamento Geral de Ações Socioeducativas é um órgão vinculado a Secretaria de Estado de Educação, que tem a responsabilidade de promover socioeducação no Estado do Rio de Janeiro, favorecendo a formação de pessoas autônomas, cidadãos solidários e profissionais competentes, possibilitando a construção de projetos de vida e a convivência familiar e comunitária.

Criado pelo Decreto nº 18.493, de 26/01/93, o Departamento Geral de Ações Socioeducativas é um órgão do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela execução das medidas socioeducativas, preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aplicadas pelo Poder Judiciário aos jovens em conflito com a lei.

Com o objetivo de atender aos preceitos constitucionais e de conformidade com o que passou a chamar-se Sistema Socioeducativo, ocorrido na vigência da Constituição da República de 1988, houve a descentralização político-administrativa. 

A criação do Novo Degase ocorreu a partir da interlocução do Governo Estadual com o Centro Brasileiro para Infância e Adolescência – CBIA, (órgão do Governo Federal no período de 1991 a 1994) em consonância com as diretrizes político-governamentais de promoção, defesa e garantia de direitos de proteção legal. Neste período, houve absorção integral dos adolescentes atendidos pela CBIA, o mesmo não ocorrendo com as instalações físicas, fato que acarretou demandas específicas no atendimento.

Dessa forma, a descentralização física se une à gerencial, envolvendo todos os Sistemas de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente previstos para diminuição do ingresso e da reincidência a instituição”, afirma.

 

Concurso público Degase-RJ

A previsão é que o edital seja divulgado ainda no início de 2020. A comissão organizadora já foi escolhida e será a Fundação Ceperj. A expectativa é que o certame abra vagas para diversos cargos de nível médio e superior. 

 

Último edital

O último edital foi divulgado em 2011. O processo seletivo contou com 500 vagas para cargos de nível médio, técnico e superior e as lotações foram:

 

 

Do total de vagas, 324 foram destinadas ao cargo de Agente Socioeducativo, com exigência do nível médio. Destas, 16 foram reservadas para o sexo feminino e o salário inicial para este cargo foi de R$ 2.091,22. O processo seletivo se deu por meio de prova objetiva, prova de redação e análise de títulos (para professores e pedagogos). A prova objetiva era de caráter eliminatório e classificatório e contou com 50 questões com as seguintes matérias:

 

  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Conhecimentos Gerais
  • Conhecimentos Específicos